sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Freak Show Vitoriano

Esses dias assisti a apresentação de um grupo de Circo Inglês que se inspira nos "Freak Shows" apresentados por grupos circenses da era Vitoriana, e me trouxe recordações de filmes da minha infância que sempre me causaram uma espécie de "repulsa atrativa" contraditório mas é assim mesmo (rs).
O período Vitoriano nos remete ao longo reinado da Rainha Vitória (1837 -1901), período de grande crescimento econômico e populacional no Reino Unido.Sem dúvidas foi um momento de experimentações e grande sede por novidades afinal estavam em meio a uma fervilhante Revolução Industrial que mudaria definitivamente a vida humana em todo o mundo.
O mundo bizarro sempre teve seus seguidores a exposição de aberrações, monstruosidades ou maravilhas da natureza eram componentes essenciais de exposições itinerantes na Europa e na América durante a segunda metade do século XIX. 
Mais importante do que as atrações eram os apresentadores, " showman",que produziam o clima de mistério e enredavam os espectadores  de tal forma que estes ,já seduzidos pelo discurso, acreditariam na maior mentira que pudesse ser criada.Eram contadores de história e uma parte essencial da narração consistia em maravilhar o público  com a história de suas personagens.
 As atrações mais populares foram esquisitices com extraordinário talento, que supostamente poderia fazer coisas normais apesar de sua deficiência.
 Esses espetáculos de corpos estranhos, exóticos e excitantes chamou grandes platéias da classe média na Inglaterra durante a maior parte do século XIX, porém ao mesmo tempo, o imaginário e as práticas do freak show chocaram a sociedade vitoriana e provocou controvérsias sobre os limites da normalidade física e moral no mundo do entretenimento.

Parte das imagens foram retiradas da galeria Victorian freak shows da British Library.

Nenhum comentário:

Postar um comentário