Lisa Anderson era uma dessas mulheres que acumulam talentos e deixam as demais mortais roendo as unhas de inveja. Nasceu na Suécia em 1911 na Suécia porém mudou-se para Berlim para estudar artes plásticas e em seguida foi morar em Paris onde também se dedicou ao ballet e casou-se com o fotógrafo de moda Fernand Fonssagrives.
É considerada a primeira "Top Model" mesmo ainda não existindo esse conceito em sua época, foi uma das mais bem pagas modelos de alta costura tendo participado e 200 capas da revista Vogue entre os anos de 1930 e 1950 ( sim a carreira de modelo tinha maior vida útil) e ninguém ainda conseguiu ultrapassar seu feito.
Também foi capa de diversas outras revistas especializadas em moda como a Town & Country,Bazzar e Vanity Fair. Lisa Fonssagrives soube usar sua formação em ballet a favor dos editoriais em que trabalhava o que fica evidente ao observarmos seus movimentos graciosos e equilíbrio , seu diferencial residia no fato de usar parâmetros de arte criando imagens poéticas.
Tornou-se um modelo por acaso foi descoberta pelo fotógrafo Willy Maywald em um elevador e desde então não parou de modelar. Lisa se descrevia como um "bom cabide" mas é só conhecermos seu trabalho , expressões e formas que podemos perceber que era muito maior do um isso.
Trabalhou com grandes fotógrafos de moda como George Hoyningen-Huene, Man Ray, Horst, Erwin Blumenfeld, George Platt Lynes, Richard Avedon, e de Edgar Evia, (espero poder falar sobre alguns deles em próximos posts...) e era super requisitada no eixo Nova Iorque - Paris , sendo uma das modelos mais fotografadas de 1947.
Em 1950 casou-se com o também fotógrafo de moda Irving Penn e passou a dedcar-se à escultura tendo realizado exposições na Galeria Marlborough, em Manhattan. Fonssagrives morreu, aos 80 anos, em Nova York.
Nenhum comentário:
Postar um comentário