sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O Mito da Beleza Circassiana

"Os circassianos são pobres, e suas filhas são lindas, e de fato é nelas que principalmente o comércio. Elas fornecem, com aquelas belezas do haréns do Sultão turco, da Sophy persa, e de todos aqueles que são ricos o suficiente para adquirir e manter a mercadoria preciosa tal. Essas moças são muito honrada e virtuosa instruído como acariciar e homens carícia; são ensinadas danças de um tipo muito educado e efeminado, e como para aumentar pela artifícios mais voluptuoso dos prazeres de seus mestres desdenhosa para quem eles são projetados." - Carta XI Voltaire 
 Não sou uma grande estudiosa no assunto mas lendo sobre os freak shows do século XIX fiquei super interessada em conhecer melhor o mito da beleza Circassiana,não encontrei muitas referências sobre o assunto mas como queria dividir com vocês esse tema, recorri ao Wikipédia e ao blog Bellanta.
 Os circassianos são um grupo étnico originário da região do norte do Cáucaso  designada como Circássia e refere-se um povo do norte do Cáucaso e suas mulheres eram apresentadas como o mais puro exemplo disponível da raça caucasiana uma vez que esta beleza tinha vivido no Cáucaso, região na costa do Mar Negro que forma o berço de todos os povos brancos. 
No início do século XIX, circassianos foram associados com teorias da hierarquia racial, que elevaram a região do Cáucaso como a fonte da mais pura exemplos da raça branca, Blumenbach teorizou que a circassianos foram o mais próximo ao modelo original de Deus para a humanidade, e, assim, "os brancos mais pura e bela foram os circassianos" e isso alimentou a idéia de beleza Circassian feminino.
 Como resultado desta reputação, na Europa e América as mulheres circassianas eram regularmente caracterizadas como o ideal de beleza feminina que teve repercussões na poesia e na arte. Uma das características destas mulheres era a pele branca que contrastava com um cabelo crespo.
 No século XIX, o showman Phineas Taylor Barnum, líder do circo Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus, decidiu explorar a beleza lendária das circassianas e criou o American Museum em Nova Iorque onde exibiu a primeira mulher circassiana sob o nome de "Zalumma Agra".
 A propagação da “Circassian Beauties” rendeu muito lucro a quem explorava estas mulheres que eram expostas em museus ou em diversos circos onde realizavam inúmeros truques circenses (o mais comum era engolir espadas).Também fez com que várias mulheres americanas corressem em busca de produtos que as aproximassem dos novos padrões estéticos. Embebiam os cabelos em cerveja para que pudessem ser arrepiados com maior facilidade e usavam "clareadores para pele"indiscriminadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário