quarta-feira, 6 de julho de 2011

El Ropero de Frida


A pintora mexicana Frida Kahlo (1907 - 1954) marcou época não só por suas obras mas também por seu estilo peculiar. A vida amorosa conturbada e os vários acidentes e doenças moldaram a personalidade e até mesmo sua imagem durante a infância sofreu de poliomielite o que deixou uma lesão em seu pé direito, pelo que ganhou o apelido de Frida 'perna de pau'.

Passou,então, a usar calças , saias e vestidos longos e exóticos, para esconder seu problema e acabou por criar um estilo pessoal admirado até hoje.A seguir uma seleção de imagens do livro "El Ropero de Frida" que reuniu diversas imagens de peças usadas por ela durante sua vida. 


Acho muito inteligente a forma como usou a imagem a seu favor, moldou as roupas ao seu corpo e necessidades, criando um estilo arrojado e inspirador. 

Adoro a combinação de cores do guarda-roupa da Frida assim como os motivos nacionais e  bordados artesanais, as batas "cualtla" e os vestidos 'tehuacán"'. Sou entusiasta da fusão moda e artesanato e acredito que com bom senso e informação de moda as técnicas artesanais acabam agregando valor emocional e estético à qualquer peça.
Fato é que Frida Kahlo tornou-se um dos mais populares ícones de moda e tem inspirado o mundo fashion desde Elsa Schiaparelli (1890 –1973) à estilistas como Jean Paul Gaultier e Christian Lacroix .
Desfile Jean Paul Gaultier
Desfile Lacroix
 Caso tenha se interessado pela história da Frida Kahlo, ao invés de ir correndo para o wikipédia rs, assista ao filme Frida que é lindo !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário