Mas saí do cinema com a sensação de que o cartaz do filme tinha deixado a desejar, mas ai vi o veículado na Europa e Estados Unidos e tudo fez sentido.
Um cartaz com o céu impressionista de Van Gogh e o Owen Wilson caminhando pelas ruas de Paris revelam muito melhor o espírito do filme do que essa cena 'chimfrin' de romance hollywoodiano.
Mas enfim ... estou aqui por um motivo: O Figurino.
A figurinista Sonia Grande teve que enfrentar uma jornada dupla, o filme se passa em 2010 mas se conecta com flashes da década de 1920 em grande parte do tempo.
Em uma entrevista ao The Hollywood Reporter falou sobre o processo de concepção do figurino ."Capta tanto a moda de hoje, assim como a tendência dramática dos anos 20. Identificar as características individuais de cada personagem e identificar como isso se traduzirá para a roupa que usava era algo que fazia Grande impecável. Por exemplo, os dois interesses amorosos principal protagonista na vida de Gil (Owen Wilson) representam não apenas dois tipos de mulheres, mas dois estilos de forma original."
"Inês é uma daquelas mulheres que vem de um mundo rico e privilegiado, uma dessas mulheres burguesas que existem em qualquer um dos nossos "globalizado" países de primeiro mundo. Ela tem o bom gosto que vem de um acesso fácil às informações e capacidade econômica ou refinamento, mas perfeitamente reconhece as tendências da moda."Para compor o guarda-roupa da personagem reocorreu a marcas como Dior, Isabael Marant, Chopard, Chanel e Hermes.
"Como para o personagem de Marion Cotillard, a musa de 1920 sedutora: Ela é o oposto de Inês, Adriana é romântica, idealista, feminina ; uma sonhadora, mas também requintada. Ela é uma musa dedicada aos artistas e intelectuais nos anos 20.Peças do traje foram encontrados através de uma pesquisa incansável de antiguidades ,metade do mundo está em Paris, Londres, Madrid, Buenos Aires e suas boutiques. "
E ainda deixa um conselho para aspirantes a figurinista:
"Ao se preparar para um filme, você não escolher um olhar individual. Você pensa sobre o desenvolvimento global de cada um dos personagens, suas ações e viagens físicas e emocionais. Você realmente não pensar em moda como uma ferramenta, mas usá-la como uma ferramenta de comunicação."Em um próximo post vamos analisar o figurino do filme ,a moda na década de 1920 e sua influência em coleções de grandes estilistas contemporâneos... Animada? Simmmmmm!
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