terça-feira, 5 de julho de 2011

Stephen Jones

Exposição Stephen Jones & The Accent no Museu MoMu-Fashion
Em 2010 o Museu MoMu-Fashion apresentou uma exposição retrospectiva do trabalho do britânico Stephen Jones em comemoração ao 30 º aniversário de sua casa, Stephen Millinery Jones. z
 A exposição Stephen Jones & The Accent apresentou trabalhos  feitos para desfiles e editoriais de moda  internacional há três décadas: Jean Paul Gaultier, Thierry Mugler, Comme des Garçons, Claude Montana, John Galliano, Christian Dior, Azzedine Alaïa, Walter Van Beirendonck e Marc Jacobs.

Stephen Jones 
   Particularmente acho o Stephen Jones um gênio, em uma carreira de trinat anos ele conseguiu reler a chapelaria de forma poética e criativa. Fez uso de novos materiais, padronagens, conseguiu elevar seu ofício a arte.

 "Ao longo dos anos, Stephen e eu criamos uma surpreendente gama de chapéus e desenvolvemos uma forma abreviada criativo,e amizade, que é construída na confiança e admiração mútua. O complemento entre moda e acessório é visto e outra vez em minhas coleções na passarela. Chapéus são tão importantes quanto um grande sapato ou bolsa, e para cada coleção a parceria entre os elementos devem ser frescos, novos e sempre relevantes para o espírito que estou criando. Eu não quero qualquer chapéu - Eu quero o chapéu certo. Stephen nunca desiste. Ele sabe como criar um chapéu Galliano ou um chapéu Dior e torná-lo o chapéu perfeito - é isso que é importante . Um chapéu pode ser um véu ou um álibi, um torneiro cabeça ou um amigo. Ele pode dar pistas, ou, como este prefácio, servir como a introdução de toda a maravilha que se encontra dentro. Divirta-se! " - John Galliano

De todo o trabalho de Stephen Jones as peças que sempre me chamam a atenção são as que possuem c características retrô ( releitura de peças de décadas passadas) acho um grande desafio trazer referências passadas como inspiração pois o risco de cair na mesmice ou cópia é enorme. Mas é só conferir o trabalho desse querido chapeleiro para percebermos que ele não corre esse risco.

O modelo a seguir lembra os volumosos chapéus do início do século XX .
Galliano 
 Abaixo podemos conferir uma casquete que me lembra os arranjos usados pelas melindrosas nos anos 20 ou em um dos modelos de Paul Poiret em 1910.


Cartolas pequeninas também foram usadas como recurso  de arremate para os penteados elaborados do século XVIII principalmente na França Absolutista. 


Dior  

Nenhum comentário:

Postar um comentário