sábado, 16 de julho de 2011

Ilustração de Moda: Block

"Gesto para mim é tudo na moda É a nossa forma de estar,. sentar, andar e mentira. É no osso. " 
"Nunca fui interessado apenas na roupa, eu estava mais interessado nas mulheres com as roupas." P.Block

 Um dos maiores ilutradores de moda, sem dúvidas , e dono do um traço inconfundível, Paul Block soube se reiventar ao longo da carreira e produziu milhares de trabalhos maravilhosos.
Amo a forma como a roupa ganha movimento em suas ilustrações é como se estivesse contando uma história , interagindo com o observador.
Babe Paley in Mainbocher and Amanda Burden in Sarni, 1960s. 
Era fascinado por movimentos de balé e grande fã da coreógrafa Martha Graham dizia ter se inspirado pelo livro de Cecil Beaton,1954, The Glass of Fashion, uma das raras obras  sobre gestos e postura, e assim suas mulheres ganharam movimentos e poses.
Sketching collections  de YSL para Chanel
  
Ele queria comunicar "a maneira como você usar seu chapéu, a maneira como você saborear o seu chá", não as xícaras ou chapéu, estudou como a perna suporta o peso do corpo, como são os dedos flexionados e estendidos. 
Block acompanhou o passar do tempo e não se permitiu estagnar , experimentou diversas técnicas  passando de carvão vegetal para escova japonesa, acrescentando guache brilhante na década de 1970, quando a ilustração de moda foi retirada de seu auge pela fotografia.
Percebendo que necessitava de uma nova proposta de ilustração passou a desenhar a partir de sua imaginação: " O que o povo se imagina é muito mais divertidao. Dessa forma, você pode escapar do problema da forma ".
Chanel,1968
À esquerda a revista "W"onde foi publicado grande parte de sua obra e
 à direita publicidade da marca Halston.
 
 Também trabalhou junto a grandes marcas e nomes da moda como Norman Norell,Yves Saint Laurent,Pierre Cardin,Coco Chanel,James Galanos,Givenchy,Pauline Trigere,Bill Blass,HalstonEGeoffrey Beene. 
À esquerda Hungaro Dress. Women’s Wear Daily, 1973.
Yves Saint Laurent escreveu no prefácio do livro de Block,"É uma pena hoje, mas existem ilustradores de moda não existe mais. Pois, por mais que eu admire fotógrafos, tenho que admitir que seu trabalho é feito em detrimento do design. Muitas vezes, é o fundo que tem orgulho do lugar. No caso da ilustração, é o oposto. O projeto está bem e verdadeiramente presente, vivo."
Ilustração para a coleção Yves Saint Laurent "Ballets Russes and Russian Cossack",1976 
"
Italian Coats: Ferragamo, Genny, Versace, Krizia, 1990s. 
Fez retratos de personagens de romances de Ronald Firbank, sempre cuidando da estética e movimento aliado a um grande senso de estilo e moda.
Gertrude Stein and Alice B. Toklas, 1980s. 
Em 1992, longe dos jornais e revistas,passou a trabalhar plojas e empresas de Manhattan desenhando acessórios sofisticados. Afirmam alguns especialistas que alguns de seus trabalhos de cor 1990 são ainda  melhores do que  os de sua fase mais famosa.
Em busca da perfeição, uma vez que ele usou o jovem designer ,Steven Meisel, como modelo, tornando-o do sexo feminino com um traço do lápis nas sobrancelhas. Passou a dar aulas no Fashion Institute of Technology ,onde hoje esta seu acervo e mais de 6.000 ilustrações.

Um comentário: